Compreender o sucesso eleitoral de Donald Trump, Emmanuel Macron e Jair Bolsonaro é o interesse central de Muito além dos olhos azuis e outros escritos, sobre relações internacionais contemporâneas. O livro traz 13 ensaios sobre o meio internacional moderno, mais especificamente de 1964 até os dias atuais. O Jornal da USP no Ar conversou com o autor da obra, Daniel Afonso da Silva, pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais (NUPRI) da USP.
Afonso da Silva esclarece que os escritos que compõem o livro podem ser divididos em três camadas: a interação franco-brasileira, a política externa estadunidense e, por fim, a política doméstica do Brasil. No primeiro caso, Silva chega a discorrer sobre a expedição do general De Gaulle ao Brasil, em outubro de 1964, além do encontro entre Tancredo Neves e o presidente francês François Mitterrand. O pesquisador também expõe que o ex-presidente Lula foi o último Homem de Estado à frente do Brasil.
Segundo o pesquisador, houve uma degradação da função pública e, sobretudo, da presidencial, no Brasil, França e EUA. Diante disso, ocorreu um “rebaixamento da autoridade pública”, fundamental para a eleição dos presidentes atuais das nações exploradas na obra. Silva conta que o livro contém escritos inéditos. Além disso, o prefácio da obra é do professor Henrique Altemani de Oliveira, do NUPRI, e a apresentação do embaixador Rubens Ricupero.
Ouça a entrevista, na íntegra, no player acima.
Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.