Tratado entre Mercosul e UE deve ficar além de atritos entre governos

No caso específico, atritos entre os presidentes Bolsonaro e Macron, um dos temas abordados aqui pelo professor Stéphane Witkowski

 16/10/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 17/10/2019 as 18:00
Logo da Rádio USP

A França considera que preocupações ambientais são fator importante para o Tratado entre União Europeia e Mercosul, e isso preocupa o andamento do processo, como explicou o professor Gustavo Mônaco, da Faculdade de Direito (FD) da USP, ao Jornal da USP no Ar de ontem (15). O programa de hoje (16) conversou sobre o mesmo assunto, mas com a perspectiva de que o atrito entre Macron e Bolsonaro não afete o acordo. “Tem uma diferença entre a evolução de processo feita por altos funcionários e as reações midiáticas, políticas e polêmicas na França e no Brasil”, pontua o professor Stéphane Witkowski, presidente do Conselho de Orientação Estratégica do Instituto de Altos Estudos da América Latina da Universidade Sorbonne Nouvelle, em Paris.

Os assuntos sobre meio ambiente e produtos agrícolas do Mercosul entrarem na Europa são reais e não podem ser considerados  secundários. O acordo, que começou há mais de 20 anos, provavelmente vai durar mais alguns, porque é importante ter uma visão comum dos países europeus quanto aos detalhes do texto. Mesmo assim, o professor enfatiza que há uma diferença entre o trabalho que foi feito até agora, de maneira concreta, e as repercussões midiáticas.

Ouça a entrevista na íntegra no player acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.