O segundo boletim Em dia com o Direito desta semana fala sobre o retorno do interesse pela tradição clássica republicana nos últimos 60 anos, que nas primeiras décadas prevaleceu com uma interpretação particular: a de que os republicanos clássicos buscavam uma filosofia política perfeccionista, uma filosofia centrada na ideia de promover uma concepção específica de vida boa, consistindo em cidadania ativa e virtude cívica no mundo.
Por outro lado, o combate a qualquer tipo de corrupção prejudica esses valores e essa visão distinta da vida boa, e se enraíza na experiência da antiga pólis grega dos escritos de Aristóteles. Os bens da participação política ativa e a virtude cívica são entendidos como componentes intrinsecamente valiosos do florescimento humano.
O em dia com o Direito é produzido e apresentado por alunos do curso de especialização em Direito Civil: Novos Paradigmas Hermenêuticos nas Relações Privadas e coordenado pelo professor Nuno Coelho da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP.
Ouça no link acima a íntegra do boletim Em dia com o Direito.