Você conhece os benefícios das frutas típicas do inverno? As nutricionistas Marcela Menah e Joseane Bessa, aprimorandas do programa de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, dão dicas para combater doenças como gripes e resfriados através da ingestão de frutas.
As frutas, além de ricas em vitaminas e minerais, contribuem também para a hidratação e controle da
saciedade. Frutas vermelhas e cítricas, por exemplo, são poderosos antioxidantes, substâncias que combatem moléculas de radicais livres no organismo. A importância de sua atuação se dá, segundo Marcela, no combate ao envelhecimento e até mesmo ao câncer. Contudo, alerta que esse benefício não é obtido sozinho. Para que tenham resultados favoráveis à saúde, “os alimentos ricos em antioxidantes devem estar dentro de um contexto, com outros alimentos saudáveis, dentro de uma rotina alimentar saudável e hábitos de vida favoráveis para a saúde”.
Já com relação a gripes e resfriados, que são mais recorrentes nesta época do ano, o combate deve ser feito buscando-se frutas ricas em vitamina C e zinco, por fortalecerem o sistema imunológico, pois “dessa forma o organismo consegue combater melhor essas doenças”, explica Marcela. Joseane também lembra da importância da ingestão de água, já que no inverno é comum a falta de sede. “Além do consumo das frutas, é importante estar atento à hidratação.”
Ouça no link acima a íntegra da entrevista.