Novos projetos de lei podem desfazer anos de construção de legislação ambiental

Pedro Luiz Côrtes considera danosos os PLs que ameaçam o meio ambiente e a proteção de terras indígenas, além de contrariarem promessas do Brasil na COP26

25/02/2022 - Publicado há 2 anos

O Brasil era uma referência em diversos aspectos ambientais, mas corre o risco de colocar tudo isso a perder – Arte de Lívia Magalhães com imagens de Pixabay e Flaticon
Logo da Rádio USP

Tramitam no Congresso projetos de lei que causam preocupação quanto aos danos ambientais que podem causar. Entre eles, o PL 2159, que torna o licenciamento ambiental uma exceção, os PLs 2633 e 510, que concedem anistia à grilagem de terras, o PL 490, que altera a demarcação das terras indígenas, o PL 191, que permite o garimpo em terras indígenas, e o PL 6.299/02 — chamado de “Pacote do Veneno” —, que revoga a atual Lei de Agrotóxicos.

Pedro Luiz Côrtes, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, conversa com o Jornal da USP no Ar 1ª Edição sobre os projetos de lei. Côrtes comenta que as medidas são muito preocupantes para área ambiental e podem, também, criar problemas para a comercialização de produtos agrícolas brasileiros no exterior.

Os projetos de lei

O professor acredita que os projetos não são iniciativas isoladas. “A impressão que se tem é que há uma coordenação entre eles, de forma que um projeto complemente o outro.”

O projeto de lei 2159 cria o licenciamento autodeclaratório — em que as empresas declaram o que farão do ponto de vista ambiental sem que haja qualquer verificação ou deliberação — e amplia a lista de atividades que não demandam o licenciamento. A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados e pode ser pautada para votação no Senado a qualquer momento.

Pedro Luiz Côrtes – Foto: IEA USP

Os projetos de lei 2633 e 510 concedem anistia à grilagem. “Caso sejam aprovados, esses projetos vão permitir que as terras públicas invadidas e devastadas ilegalmente sejam regularizadas e, ao mesmo tempo, eles encorajam a continuidade da ocupação ilegal de terras públicas e do desmatamento.”

O projeto de lei 490 permite a reintegração de posse das reservas indígenas que não estivessem sendo ocupadas em 1988. “E aí é importante a gente lembrar que as reservas indígenas são as principais áreas em termos de preservação na Amazônia. A reintegração de posse cria um problema ambiental porque ela ameaça essa proteção que os povos indígenas dão às áreas onde eles habitam, e também coloca em risco a sobrevivência de diversos povos indígenas.”

Côrtes acredita que a anistia à grilagem e a reintegração da posse de terras indígenas sejam projetos associados, um liberando as terras, outro permitindo sua devastação e exploração.

O projeto de lei 191 permite a mineração, a agricultura em larga escala e obras de infraestrutura em terras indígenas sem a necessidade de consentimento dos povos indígenas. “Aquelas terras que não forem reintegradas poderão ser utilizadas em atividades que certamente vão comprometer a preservação ambiental.”

O chamado “Pacote do Veneno”, que tramita no Congresso há alguns anos, revoga a atual lei de agrotóxicos e flexibiliza ainda mais a aprovação e o uso desses produtos no País, transferindo todo o poder de aprovação desses produtos para o Ministério da Agricultura. Atualmente, o Ministério do Meio Ambiente e a Anvisa participam da regulamentação.

Andando para trás

“O que a gente tem hoje é que grupos de interesse de parlamentares tentam reduzir, ou mesmo eliminar, toda a legislação ambiental criada e aprimorada ao longo de várias décadas”, comenta Côrtes.

“O Brasil era uma referência em diversos aspectos ambientais. Ele corre o risco de colocar tudo isso a perder. O que a gente verifica é uma pressa muito grande em tentar aprovar esses projetos de lei ainda nesse governo.”

O professor destaca: caso os projetos sejam aprovados, irão completamente contra as promessas do Brasil na COP26.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.