Incentivo ao turismo nas comunidades litorâneas auxilia manutenção das tradições caiçaras

Alexander Turra diz que as comunidades litorâneas dependem da conexão entre o continente, a floresta, a roça e o mar

11/03/2022 - Publicado há 2 anos

Os caiçaras dependem da conexão entre o continente, a floresta, a roça e o mar – Foto: via Visual Hunt
Logo da Rádio USP

A vivência dos caiçaras, habitantes tradicionais de áreas costeiras do Sul e Sudeste brasileiro, explicita a ligação entre o homem, o ambiente e as práticas culturais. As comunidades litorâneas encontraram na preservação de sua cultura uma oportunidade de firmar resistência contra as mudanças socioambientais que enfrentam, que vão desde a poluição à especulação imobiliária.

+ Mais

A natureza, o caiçara e o brado: a tradição alimentar como forma de resistência social às mudanças socioambientais

Dando sequência ao Especial Oceanos, o Jornal da USP no Ar 1ª Edição conversou sobre o tema com Alexander Turra, professor do Instituto Oceanográfico (IO) da USP e coordenador da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Turra conta que os povos caiçaras se mantiveram distantes de movimentações socioeconômicas até meados do século passado, quando tal isolamento foi rompido pela abertura e ampliação de vias de acesso ao litoral. “[Isso] criou um vetor de ocupação nessas regiões e todo um processo especulativo para a construção de casas de veraneio.”

Com a subsequente degradação do ambiente costeiro e marinho pela ação do setor imobiliário, muitos animais, antes capturados para consumo pelas comunidades, diminuíram consideravelmente em quantidade. “Mas houve um contraponto: a criação de áreas protegidas, parques de conservação, principalmente nos anos 70”, continua o professor. A iniciativa, no entanto, pouco beneficiou os caiçaras, uma vez que os parques não permitiam habitantes em seu interior. Como consequência, diversos ocupantes tradicionais precisaram se deslocar para outras regiões, que raramente apresentavam as condições necessárias para manter seus estilos de vida. “[Os caiçaras] dependem da conexão entre o continente, a floresta, a roça e o mar.”

Atualmente, o incentivo ao turismo de bases comunitárias auxilia a propagação do valor e memória caiçara. Esse formato de excursionismo valoriza as tradições, cultura e culinária típicas, além de todo o conhecimento populacional sobre a biodiversidade. “Esse é um brado, um grito que não se ouve, mas se vê, se sente”, diz Turra. ”Temos que garantir a qualidade do meio ambiente, porque, sem isso, não teremos gente, não teremos peixe e não teremos o brado, que nós precisamos fortalecer nessas comunidades”, finaliza.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.