Mais de 80% dos pais são favoráveis à vacinação completa de seus filhos

“Precisamos dialogar com os pais sobre a decisão de vacinar suas crianças”, afirma Lorena Barberia ao comentar mais um boletim da Rede de Pesquisa Solidária, desta vez sobre vacinação infantil

06/11/2023 - Publicado há 8 meses
A Rede de Pesquisa Solidária se preocupa com políticas públicas que possam melhorar os indicadores de vacinação no Brasil – Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Logo da Rádio USP

A Rede de Pesquisa Solidária, em conjunto com a Fundação José Luiz Egydio Setúbal, publicou seu 45° Boletim, com o tema: O que pensam os brasileiros sobre a vacinação de crianças em 2023. Entre 19 de julho e 3 de agosto foram entrevistados 2.129 pais de todas as regiões do País e a conclusão foi de que a imunização é parte integral dos cuidados com a saúde de crianças e adolescentes.

A professora Lorena Barberia, do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo e da Rede de Pesquisa Solidária, comenta a produção desse levantamento e seus resultados.

O resultado da pesquisa

Segundo a docente, ao longo da pandemia, a questão da imunização infantil foi politizada e, dessa forma, a Rede entendia que o levantamento era fundamental para compreender essa problemática no contexto de um país que possui um programa consolidado de vacinação.

Lorena ressaltou que 98% dos pais, que possuem filhos menores ou iguais a 14 anos, afirmam que são a favor da vacinação completa das crianças. No contexto de todos os responsáveis, a pesquisa apontou que, de forma homogênea nas regiões do País, mais de 80% aderiram à imunização dos jovens.

Gráfico que aponta a proporção de pais que vacinaram os filhos – Imagem: Reprodução/Rede Pesquisa Solidária

Preocupações dos pais

A pesquisadora afirma que a Rede se preocupa com políticas públicas que possam melhorar os indicadores de vacinação no Brasil: “Uma questão é a disposição e a opinião dos pais sobre vacinar seus filhos, mas nós também entendemos que chegar uma vacina no braço de uma criança é muito mais complexo”.

Lorena Barberia – Foto: Reprodução/FFLCH-USP

De acordo com Lorena, existem vários fatores que podem influenciar na queda das taxas, como: conveniência, confiança e complacência dos pais. Diante desse cenário, ela ressalta que o boletim busca contextualizar e avaliar as decisões dos responsáveis, condicionados aos riscos que eles observam.

A meningite, conforme a docente, é um exemplo para entender como doenças específicas influenciam nas decisões dos pais. Nesse caso, a taxa de aceitação é elevada, visto que é uma enfermidade perigosa. “Precisamos dialogar com os pais sobre a decisão de vacinar suas crianças, para enfatizar a confiança nas vacinas e a complacência. Existem riscos graves e por isso damos as vacinas”, enfatiza a professora.

Além disso, ela reforça que os pais, muitas vezes, não conseguem levar seus filhos para imunização por conta de compromissos com o trabalho e, por isso, políticas públicas devem ser realizadas para facilitar esse cenário.

Imunização nas escolas

O boletim apontou que mais de 80% dos entrevistados concordam que seus filhos sejam imunizados no ambiente escolar. Lorena comenta que existem municípios no Brasil, inclusive em São Paulo, que exigem a carteira de vacinação para matricular crianças nas escolas e, além disso, já existem campanhas de imunização dentro das escolas.

A professora destaca que as vacinas para covid, HPV e influenza, atualmente, possuem uma cobertura menor de crianças e adolescentes vacinados. “O que está faltando para a vacina chegar é uma questão mais prática e as escolas precisam ser um lugar onde se pensa na saúde das crianças”, argumenta ela.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.