Tidos como doutrinários, livros didáticos vão ficar mais leves em 2021

Além da mudança no conteúdo, proposta do governo federal inclui a inserção de símbolos nacionais na capa dos livros

05/02/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 06/02/2020 as 13:34

Logo da Rádio USP

O presidente Jair Bolsonaro pretende fazer uma mudança no conteúdo dos livros didáticos a partir do próximo ano. Além de ter a bandeira do Brasil na capa e o Hino Nacional, o material deve ser mais leve e menos profundo. O governo acredita que a função do livro didático é ensinar e não doutrinar. O Programa Nacional do Livro Didático foi criado em 1985 pelo governo federal com objetivo de distribuição gratuita para os alunos das escolas públicas de ensino fundamental de todo o País.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Para entender que mudanças podem ser feitas e como estão os livros atuais, a repórter Sandra Capomaccio conversou com o professor Maurício Pietrocola, titular  de Metodologia de Ensino da Faculdade de Educação da USP. Seu ponto de vista é que não será possível se ater apenas ao que vem escrito nos livros, pois em tempos de globalização fica impossível não usar informações complementares na classe.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da matéria.