Isaurinha Garcia

Em 1923, nasceu um talento musical que marcaria o samba, o jazz e a bossa nova: Isaurinha Garcia. Aos 13 anos, participou do programa de

 19/09/2022 - Publicado há 2 anos
Logo da Rádio USP

Em 1923, nasceu um talento musical que marcaria o samba, o jazz e a bossa nova: Isaurinha Garcia. Aos 13 anos, participou do programa de calouros A Hora da Peneira Rhodine, da Rádio Cultura. Um ano depois, interpretou Camisa Listrada, na Rádio Record, quando obteve o primeiro lugar e foi contratada pela emissora. Como um destaque no cast da rádio, sua voz de timbre agudo e anasalado, somada ao sotaque paulista, a alçou como Rainha do Rádio Paulista, Rainha da Noite e Rainha dos Taxistas.

Com mais de 300 músicas gravadas, a exemplo de Mensagem e De Conversa em Conversa, Isaurinha aposentou-se da Rádio Record em 1970. “A Personalíssima”, como foi apelidada pelo apresentador Blota Júnior, lançou mais de 50 discos. Tendo falecido em 1993, sua relevância na música brasileira do século 20 não deve ser subestimada.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.