Intoxicação pode ter origem em alimento, picada de inseto e poluição

Consumo excessivo de alguns alimentos também pode colaborar para efeito tóxico e desenvolvimento alérgico

 16/10/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 17/10/2018 às 19:58
Por
Logo da Rádio USP

O Saúde sem Complicações desta semana traz como tema as mais variadas formas de intoxicação. Para falar sobre o assunto, foi convidado o professor Daniel Junqueira Dorta, da área de Toxicologia e Química Clínica da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

Professor Daniel Junqueira Dorta – Foto: Arquivo pessoal

O professor conta que a intoxicação é um efeito que o organismo apresenta, como uma má regulação ou uma má função de alguns dos órgãos, quando entram em contato com algum tipo de substância, “muitas vezes por alimentação, ingestão de medicamentos ou até mesmo pela própria poluição.”

Dantas lembra que a intoxicação pode ocorrer de diversas formas, tanto por alimentação quanto por exposição a agrotóxicos e picadas de insetos. Ao falar da alimentação, o professor conta que, após consumir constantemente um produto, o corpo para de combater certas substâncias e, devido a isso, desenvolve uma reação alérgica,“isso é fruto de um efeito tóxico.”

No caso dos agrotóxicos, há alimentos com uma quantidade maior dessas substâncias, como o caso da laranja e do abacaxi, entretanto, boa parte das intoxicações ocorrem por pessoas que aplicam esses produtos sem a proteção adequada.

O programa Saúde sem Complicações é produzido pela locutora Mel Vieira e pelo estagiário Thainan Honorato, da Rádio USP Ribeirão, com trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Apresentação de Mel Vieira e direção de Rosemeire Soares Talamone. Ouça acima, na íntegra.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.