Impacto na economia no segundo ano de pandemia será ainda pior, afirma Simão Silber

Para o professor, a negligência com que o governo brasileiro vem enfrentando a crise é a principal responsável pela situação

 12/03/2021 - Publicado há 3 anos
O impacto na economia no segundo ano será diferenciado para pior, no Brasil, diz Simão Silber – Arte: Luana Franzão
Logo da Rádio USP

Neste mês de março, completou-se um ano da pandemia do coronavírus. A crise sanitária, ao contrário do esperado, regrediu. Tratando de economia, então, será que o impacto pode ser ainda maior neste segundo ano? Em entrevista ao Jornal da USP no Ar Primeira Edição, o professor Simão Silber, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, discute o tópico.

Segundo o professor, “o impacto na economia no segundo ano será diferenciado para pior, no Brasil”. A negligência com que o governo brasileiro vem enfrentando a crise é a principal responsável por isso tudo. Ele menciona um estudo, realizado por técnicos do mundo todo em uma universidade chinesa, que apontou que a mobilidade e a conectividade das diferentes atividades foram afetadas.

Silber destaca o “negacionismo brutal da ciência”, que atrapalha o processo de vacinação e contribui para o aumento no número de casos, contando com o surgimento de novas cepas. Todos esses fatores prejudicam muito a estabilidade brasileira.  “Nós estamos em uma situação, no Brasil, praticamente de párias no mundo”, afirma.

“Nós vivemos três problemas. Nós temos um problema sanitário, muito mal encaminhado; temos o problema econômico, consequência do mau encaminhamento da crise sanitária; tem um problema social dramático. O Brasil já era desigual e ficou ainda mais. Todos aqueles que estavam no setor informal estão em uma situação absolutamente precária”, lembra.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.