“Hipernormalização” e o novo estado das coisas

Documentário trata dos aspectos da atualidade e de como vivemos em um mundo ficcional

 15/02/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

A coluna “Espaço em Obra” traz a recomendação e a análise do professor Guilherme Wisnik sobre um documentário da BBC chamado HyperNormalization  (em português, Hipernormalização). O documentário tem como tese central a hipótese de que, desde os anos 70 até os dias atuais, a cúpula do poder mundial abandonou o mundo real, complexo demais, e criou um outro mundo administrado pelas corporações financeiras e pelas redes da internet.

O professor nos conta que esse novo estado das coisas se fundamenta no individualismo e, entre outras coisas, no refúgio às redes sociais: “Um mundo administrado pelos bancos, onde as pessoas se refugiam no individualismo e no cyberespaço cada vez mais, e a política é permanentemente desestabilizada pelo terrorismo”, comenta. Para saber mais sobre o documentário e sua argumentação, confira a coluna completa acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.