A criação da Faculdade de Direito (FD) da USP foi fruto de uma preocupação política do Visconde São Leopoldo, na Assembleia Constituinte de 1823. A intenção era evitar a repressão de brasileiros nos estudos de Direito na Universidade de Coimbra, em Portugal.
O diretor da Faculdade de Direito, José Rogério Cruze e Tucci, explica que a instituição desempenhou papel importante na história do Brasil. Ele relembra a atuação dos alunos na Revolução Constitucionalista de 1932 e a leitura da Carta aos Brasileiros, pelo professor Goffredo da Silva Telles Jr., em 1977.
O professor Cruze e Tucci comenta também sobre a programação que a faculdade recebe nesta data, contando com exposições sobre a história da instituição.
O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.