Encontro USP Escola aprimora formação pedagógica de professores

Atividade de extensão promove intercâmbio de conhecimentos entre docentes universitários e do ensino básico

03/07/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP
Pedro Camargo, aluno da escola Nossa Senhora das Graças – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.

A 18ª edição do Encontro USP Escola oferece 32 tipos de cursos gratuitos com foco na atualização do professor do ensino básico. O evento será sediado na Faculdade de Educação (FE) da USP, em São Paulo, entre os dias 15 e 19 de julho, abordando o uso de ferramentas digitais, ensino de ciências para estudantes surdos, experiências de óptica, questões de gênero e vários outros temas. Paralelamente ao encontro, será realizado também o Seminário de Professores da Escola Pública. O Jornal da USP no Ar conversou com o professor Yuri Tavares Rocha, do Departamento de Geografia da FFLCH e coordenador do projeto sobre o assunto.

A iniciativa começou em 2007, criada pelo Instituto de Física (IF) da USP, e até então contou com 6 mil participantes. Os encontros ocorrem sempre no período de férias escolares, em janeiro e julho, para que os professores consigam comparecer. Rocha explica que, nas últimas edições, foi adotada uma nova modalidade de cursos, por manifestação da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão: “O objetivo era ganhar mais visibilidade dentro da Universidade e ampliar o projeto, trazendo resultados preferencialmente na atualização e aprimoramento pedagógico de professores do ensino básico”. Nesse sentido, a troca de conhecimentos é ainda maior, com a realização do Seminário de Professores da Escola Pública, momento no qual “eles também compartilham suas experiências e compartilham ideias, favorecendo o intercâmbio de vivências”, explica o coordenador.

O projeto deste ano contará com “debates importantes de temáticas atuais, referentes aos rumos da educação pública brasileira”, conta Rocha. “Por dia, serão oferecidas quatro palestras, às 9 horas, com diferentes temas condizentes à realidade vivenciada por professores. Os cursistas terão a possibilidade de escolherem em qual delas comparecerão e, no resto do dia, poderão participar de oficinas e palestras.”

Para o coordenador, a importância dessa iniciativa é criar uma ponte entre a universidade e a escola pública. “Esse evento ressalta o valor da educação na nossa sociedade. Ela é fundamental para qualquer progresso, seja o pessoal quanto o profissional e também como nação”, ressalta.

Existem propostas semelhantes em outros campi, mas o USP Escola tem maior abrangência, pois é aberto ao Estado inteiro – fator que contribuiu para que mais de 600 cursistas manifestassem interesse na pré-inscrição do ano passado. As vagas são limitadas e também há uma lista de espera. No evento que acontece em julho, as inscrições foram prorrogadas até o dia 8 e podem ser realizadas por meio do site do projeto. Para os professores do ensino básico que querem participar do seminário, trabalhos e propostas de oficinas podem ser enviados por meio deste link até o dia 5 de julho. Apesar de ocorrerem em conjunto, a participação no seminário não é vinculada à inscrição no Encontro USP Escola. É necessário realizar duas inscrições, uma para cada atividade. A emissão dos certificados de participação pode ser feita pelo sistema Apolo da USP.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.