Encontro USP Escola aprimora formação pedagógica de professores

Atividade de extensão promove intercâmbio de conhecimentos entre docentes universitários e do ensino básico

03/07/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP
Pedro Camargo, aluno da escola Nossa Senhora das Graças – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.

A 18ª edição do Encontro USP Escola oferece 32 tipos de cursos gratuitos com foco na atualização do professor do ensino básico. O evento será sediado na Faculdade de Educação (FE) da USP, em São Paulo, entre os dias 15 e 19 de julho, abordando o uso de ferramentas digitais, ensino de ciências para estudantes surdos, experiências de óptica, questões de gênero e vários outros temas. Paralelamente ao encontro, será realizado também o Seminário de Professores da Escola Pública. O Jornal da USP no Ar conversou com o professor Yuri Tavares Rocha, do Departamento de Geografia da FFLCH e coordenador do projeto sobre o assunto.

A iniciativa começou em 2007, criada pelo Instituto de Física (IF) da USP, e até então contou com 6 mil participantes. Os encontros ocorrem sempre no período de férias escolares, em janeiro e julho, para que os professores consigam comparecer. Rocha explica que, nas últimas edições, foi adotada uma nova modalidade de cursos, por manifestação da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão: “O objetivo era ganhar mais visibilidade dentro da Universidade e ampliar o projeto, trazendo resultados preferencialmente na atualização e aprimoramento pedagógico de professores do ensino básico”. Nesse sentido, a troca de conhecimentos é ainda maior, com a realização do Seminário de Professores da Escola Pública, momento no qual “eles também compartilham suas experiências e compartilham ideias, favorecendo o intercâmbio de vivências”, explica o coordenador.

O projeto deste ano contará com “debates importantes de temáticas atuais, referentes aos rumos da educação pública brasileira”, conta Rocha. “Por dia, serão oferecidas quatro palestras, às 9 horas, com diferentes temas condizentes à realidade vivenciada por professores. Os cursistas terão a possibilidade de escolherem em qual delas comparecerão e, no resto do dia, poderão participar de oficinas e palestras.”

Para o coordenador, a importância dessa iniciativa é criar uma ponte entre a universidade e a escola pública. “Esse evento ressalta o valor da educação na nossa sociedade. Ela é fundamental para qualquer progresso, seja o pessoal quanto o profissional e também como nação”, ressalta.

Existem propostas semelhantes em outros campi, mas o USP Escola tem maior abrangência, pois é aberto ao Estado inteiro – fator que contribuiu para que mais de 600 cursistas manifestassem interesse na pré-inscrição do ano passado. As vagas são limitadas e também há uma lista de espera. No evento que acontece em julho, as inscrições foram prorrogadas até o dia 8 e podem ser realizadas por meio do site do projeto. Para os professores do ensino básico que querem participar do seminário, trabalhos e propostas de oficinas podem ser enviados por meio deste link até o dia 5 de julho. Apesar de ocorrerem em conjunto, a participação no seminário não é vinculada à inscrição no Encontro USP Escola. É necessário realizar duas inscrições, uma para cada atividade. A emissão dos certificados de participação pode ser feita pelo sistema Apolo da USP.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.