Quais são as perspectivas das eleições na Argentina e o que isso representa para o Brasil? Para responder a esses questionamentos, o embaixador Rubens Barbosa afirma que a economia da Argentina está crescendo negativamente há mais de um ano, a inflação chega este ano a 55% e o deficit público foi tratado de maneira gradual, sem resultado, e o país vizinho teve que apelar para o FMI (Fundo Monetário Internacional).
Para o professor, as pesquisas mostram uma grande volatilidade na escolha dos candidatos. A eleição é incerta. Nas últimas semanas, houve um colapso no consumo, freando a economia na Argentina. A dolarização cresce, há uma queda da produção interna, forte contração nas importações, com grande oscilação cambial, e capacidade ociosa de 55%. Para o Brasil, o resultado dessa eleição na Argentina é muito importante. Do ponto de vista político, um candidato populista causará um distanciamento da relação com a atual governo brasileiro, aumentando ainda mais as incertezas e os problemas do relacionamento com esse nosso importante parceiro comercial.
Ouça no player acima a íntegra da coluna Diplomacia e Interesse Nacional.
Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.