Diferenças éticas entre o Brasil e a Europa se mostram no cotidiano

Para colunista, desenvolvimento econômico está diretamente ligado ao desenvolvimento ético e social

 05/04/2017 - Publicado há 8 anos

Logo da Rádio USP

Em sua coluna desta semana, o professor Renato Janine Ribeiro fala sobre as diferenças éticas existentes entre o Brasil e os países da Europa, nos quais prevalece um respeito mútuo entre as pessoas, que se torna evidente na relação entre motorista e pedestre e na prioridade que este tem mesmo quando, por exemplo, atravessa a rua fora da faixa permitida para isso, num contraste acentuado com o que ocorre em nosso país. “É como se no Brasil nós achássemos que não vai haver o suficiente para todo mundo.” Um exemplo são as filas, de banco ou quaisquer outras, que mais parecem praças de guerra.

Renato Janine Ribeiro também chama a atenção para  o cuidado com a coisa pública, citando como exemplo a qualidade do asfalto em ruas, avenidas ou estradas. “No Brasil, há um descuido muito grande com a coisa pública.” Segundo ele, o desenvolvimento econômico existente em países europeus está diretamente ligado ao desenvolvimento ético e social.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.