Descoberto gene que inibe formação de gordura corporal

Mayana Zatz comenta estudos que mostram que a ciência está mais perto de entender origem das células de gordura

 15/08/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP
Representação de uma célula gordurosa – Imagem: Wikimedia Commons

Nesta edição de Decodificando o DNA, a geneticista Mayana Zatz continua falando sobre obesidade. Desta vez, ela comenta novos estudos que buscam desvendar como se forma o tecido adiposo, constituído pelos adipócitos, que nada mais são do que as células de gordura. Isso porque entender como essas células se originam é o primeiro passo para se pensar em como controlar seu crescimento exagerado, que, entre outras coisas, caracteriza a obesidade. Uma das recentes descobertas se refere a uma célula que inibe a formação de células de gordura, e foi identificado que essa característica é propiciada por um um gene específico.

Ouça a professora do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências (IB) da USP e colunista da Rádio USP clicando no áudio acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.