O imperador macedônio Alexandre, o Grande (356-323 antes de Cristo), foi profundamente influenciado pela Ilíada, de Homero, que lhe dava o exemplo do líder grego Aquiles para inspirar suas conquistas. Antes dele, Assurbanípal (690-627, aproximadamente), rei da Assíria, teve como modelo a Epopeia de Gilgamesh, um poema épico sumério sobre o mitológico rei Gilgamesh. Mais recentemente, o Manifesto Comunista, de Marx e Engels, embalou milhões de mentes e corações em vários países e modelou a Revolução Russa de 1917.
Esses são alguns exemplos citados pelo crítico literário alemão Martin Puchner em seu livro O Mundo da Escrita – Como a Literatura Transformou a Civilização, lançado em maio passado pela Editora Companhia das Letras.
O livro foi comentado pela professora Marisa Midori em sua coluna Bibliomania, transmitida no dia 5 de julho de 2019 pela Rádio USP (93,7 MHz).
Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.