Contabilidade criativa e subsídios a empresas comprometem o fisco

Questões de responsabilidade fiscal são decorrentes do processo de estabilidade da moeda

 27/09/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

Segundo o professor do Departamento de Direito Econômico da Faculdade de Direito (FD) da USP, José Maurício Conti, as questões de responsabilidade fiscal são decorrentes do processo de estabilidade da moeda de 1994 e da lei que regulou o tema em 2000.

Ele explica que a situação atual é de crise econômica e falta de transparência sob a rigidez da lei de responsabilidade fiscal. É devido a esse cenário que o governo federal direciona o pagamento do BNDES ao Tesouro, para não cometer um crime contra o fisco.

Conti esclarece que as medidas para escapar da rigidez da lei foram desde a contabilidade criativa (operações que não eram contadas como despesa do governo) até a chamada “política dos campeões nacionais”, que estão sob a análise da Lava Jato. Em relação à devolução das quantias comprovadamente desviadas, ele esclarece que depende do tipo de ação investigada em cada caso.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.