Na coluna Ciência e Esporte desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre as mudanças nas exigências mínimas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para concessão de investimento em novos projetos.
O processo de concessão de recursos está mais rigoroso, sendo exigida uma melhor qualificação dos pesquisadores, além de uma parceria internacional para que o projeto atenda mais de dois países ou tenha até abrangência mundial.
A Fapesp está associada há muito tempo a parcerias internacionais, principalmente com grandes centros de pesquisa em instituições de renome fora do País como Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, França, Canadá, entre outros.
Para o professor, a vanguarda da Fapesp nas parcerias internacionais pode incentivar outras agências de fomento a realizar chamadas e parcerias internacionais, aumentando a qualidade da ciência do esporte no Brasil.
Ouça acima, na íntegra, a coluna Ciência e Esporte.
Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.