Profissionais do marketing político se uniram no início do ano em uma associação, o Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político, que tem por objetivo a defesa da categoria. Além de divulgar a profissão, a organização pretende melhorar a desgastada imagem do marqueteiro. Sobre a profissão, Celso Matsuda, professor dos cursos de pós-graduação de Comunicação e Marketing da Escola de Comunicações e Artes da USP, faz um paralelo entre o marketing comercial e o político: no primeiro se vendem produtos; no segundo, ideias e conceitos de candidatos.
Matsuda diz que o marqueteiro é o novo personagem que surgiu substituindo o cabo eleitoral no cenário político. A diferença entre eles é a presença de conhecimento científico do processo eleitoral. Os cabos se baseavam apenas em suas experiências para decidir as ferramentas utilizadas na campanha. Com o surgimento e ascensão de novos meios e novas mídias, veio a necessidade de um profissional bem preparado, completa.
O professor lembra que hoje há menos recursos disponíveis para as campanhas eleitorais. Com o fim da possibilidade de contribuição de pessoas jurídicas para as campanhas, resta ao marqueteiro o fundo partidário eleitoral e doações de pessoas físicas. A responsabilidade do profissional é muito maior, em um momento em que é necessário otimizar recursos.
Matsuda reconhece que ainda é possível que através do marketing se criem imagens falsas de candidatos. Mas, para ele, o eleitor tem a possibilidade de cobrar quando se sentir enganado, não voltando a votar no político em outras eleições, ou mesmo se valendo de recursos legais de punição. O professor entende que o impeachment é um desses recursos: pune o governante que deixou de ser competente na sua gestão ou que não cumpriu suas promessas de campanha, sendo a honestidade a primeira delas. Celso conclui dizendo que, por maior que seja a importância do marqueteiro no processo de melhoria do sistema político eleitoral, quem tem maior poder de mudança é o próprio eleitor.
Mais informações podem ser acessadas no site do Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político.
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