Na coluna de hoje (10), o professor Alexandre Faisal comenta sobre o uso de camisinha entre os jovens como algo fundamental para evitar a transmissão do vírus HIV e controlar a epidemia de Aids. Um estudo da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), junto à Universidade Católica de Santos e do Programa Municipal e Estadual DST/Aids, revelou que 94% dos indivíduos têm consciência de que o preservativo é a melhor forma de prevenir a transmissão desse tipo de doença, mas que apenas 4% fizeram uso dele na última relação sexual.
Além disso, foram identificados alguns padrões comportamentais entre a faixa etária de 15 a 24 anos, como a associação entre o uso da camisinha com não ser casado, ser a primeira relação sexual e a distribuição gratuita de preservativos. “Essas características indicam que, quando o jovem inicia a vida sexual usando camisinha, ele mantém seu uso nas relações posteriores. Além disso, o estudo reforça a importância da política pública de distribuição gratuita de preservativos, já que um dos fatores relatados pelos jovens em não usar a camisinha foi a falta dela no momento do sexo”, explica o médico.
Saiba mais ouvindo a coluna Saúde Feminina no player acima.
Saúde Feminina
A coluna Saúde Feminina, com o professor Alexandre Faisal, no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.