Colunista comenta sobre padrões no uso de camisinha por jovens

Estudos atestam a importância da política de distribuição gratuita de preservativos para a contenção do vírus HIV

 10/10/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna de hoje (10), o professor Alexandre Faisal comenta sobre o uso de camisinha entre os jovens como algo fundamental para evitar a transmissão do vírus HIV e controlar a epidemia de Aids. Um estudo da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), junto à Universidade Católica de Santos e do Programa Municipal e Estadual DST/Aids, revelou que 94% dos indivíduos têm consciência de que o preservativo é a melhor forma de prevenir a transmissão desse tipo de doença, mas que apenas 4% fizeram uso dele na última relação sexual.

Além disso, foram identificados alguns padrões comportamentais entre a faixa etária de 15 a 24 anos, como a associação entre o uso da camisinha com não ser casado, ser a primeira relação sexual e a distribuição gratuita de preservativos. “Essas características indicam que, quando o jovem inicia a vida sexual usando camisinha, ele mantém seu uso nas relações posteriores. Além disso, o estudo reforça a importância da política pública de distribuição gratuita de preservativos, já que um dos fatores relatados pelos jovens em não usar a camisinha foi a falta dela no momento do sexo”, explica o médico.

Saiba mais ouvindo a coluna Saúde Feminina no player acima.


Saúde Feminina
A coluna Saúde Feminina, com o professor Alexandre Faisal,  no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.