A nova edição do Ranking Universitário da Folha, o RUF, publicado pelo jornal Folha de S. Paulo, que avalia as universidades de todo o País, traz a Universidade de São Paulo em primeiro lugar, seguida pela Unicamp e pela UFRJ. Este foi também o tema da coluna do professor Pedro Dallari desta semana. Para ele, os rankings – tanto os regionais, como o RUF, quanto os de nível mundial, como o Times Higher Education, do Reino Unido – não podem ser considerados como fatores absolutos. “Eles são feitos a partir de critérios, e esses critérios podem ser discutidos, e o que gera críticas a esses rankings é que eles não medem o impacto social das universidades, e sim o impacto acadêmico”, afirma. “Mas o fato de eles serem discutidos é um elemento importante no mundo globalizado.”
Para Dallari, os rankings atendem a diretrizes importantes que constroem a cidadania no mundo globalizado. “A transparência que eles cobram, por exemplo, obriga as universidades a abrirem suas informações à sociedade, e isso é muito bom. A uniformização de regras e a transparência ajudam a integrar e a gerar mobilidade da comunidade acadêmica, o que é muito importante para a cidadania e para o mundo globalizado”, garante ele.
Ouça no player acima a íntegra da coluna Globalização e Cidadania.
Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.