Uma pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da USP de Piracicaba, elencou os principais problemas das Centrais de Distribuição de frutas e hortaliças no Brasil, os Ceasas. O resultado são o alto custo e a baixa qualidade do serviço das centrais.
Para chegar ao resultado, o grupo analisou o funcionamento de dois Ceasas de diferentes portes: o de São Paulo e o de Piracicaba. Os problemas esbarram na pouca autonomia e no baixo interesse governamental. Para Marina Marangon, pesquisadora na área de mercado de hortaliças do Cepea que participou do estudo, cada unidade precisa ter uma maior independência para adaptar sua administração, de acordo com as suas necessidades. “Acaba sendo ruim essa falta de autonomia, porque elas não conseguem direcionar a sua gestão de acordo com o que precisam”, afirma.
Como solução, é indicada a possibilidade de uma parceria público-privada. “Da forma que a gestão é feita atualmente, não está sendo suficiente para conseguir modernizar as centrais”, explica Marina.
Ouça no link acima a íntegra da entrevista.