OMS alerta para o uso de adoçantes em dietas alimentares de adultos e crianças

Para a nutricionista Patrícia Campos Ferraz a notícia não traz surpresa, uma vez que já existem estudos sobre os efeitos danosos que esses produtos causam à saúde

 01/06/2023 - Publicado há 11 meses
Por
O uso indiscriminado de adoçantes pode aumentar a mortalidade entre os adultos – Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado – Flickr

 

Logo da Rádio USP

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta para o consumo desnecessário de adoçantes voltado para o controle de peso. Segundo a OMS, esses produtos não devem ser ingeridos por causarem danos à saúde, independentemente de qual seja a base do adoçante. Existem evidências de que a longo prazo esse tipo de produto pode provocar sérios efeitos colaterais.

Patrícia Campos Ferraz – Foto: Arquivo Pessoal

A nutricionista  Patrícia Campos Ferraz,  da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP),  diz que a notícia não traz surpresa, porque inclusive já existem estudos de prejuízos à microbiota, uma espécie de inflação crônica levando a lesões em vasos sanguíneos. 

As pessoas que não têm quadro de diabete preexistente  não devem consumir adoçantes. A preferência deve ser pelos  alimentos in natura, que são adoçados naturalmente, sem o uso de produtos químicos. 

Danos colaterais

O uso prolongado de adoçantes pode provocar sérios efeitos no corpo, como o risco de diabete 2, doenças cardiovasculares, como AVC, até alguns tipos de câncer. A especialista em ciência dos alimentos da USP  explica  que o brasileiro precisa mudar essa relação com o açúcar e é necessário ressignificar esse  paladar infantil. 

Atualmente, a diabete tipo 2 é a moléstia mais incidente no mundo, responsável por 90% dos casos contra 10% de diabete do tipo 1. O uso indiscriminado de adoçantes pode aumentar a mortalidade entre os adultos e, por isso, Patrícia orienta a beber os líquidos sem açúcar ou adoçantes. Dar preferência sempre aos sucos e produtos naturais ao invés dos industrializados. Segundo ela, é preciso valorizar o sabor real dos alimentos. 

É importante que os pais iniciem seus filhos no hábito de não consumir açúcar já na infância, fazendo com que as crianças se tornem os futuros adultos que consumam menos açúcar e aprendam o gosto natural  de alimentos como frutas e sucos. 


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.