Nesta edição da coluna Ciência e Esporte, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre o ressurgimento da discussão acerca da maneira correta para pisar durante a corrida, tema tratado pela revista Nature, que divulgou um artigo sobre o assunto.
De acordo com o professor Santiago, existem três tipos de pisada, que são: retropé, quando o solo é tocado primeiramente pelo calcanhar; médio-pé, quando há um toque simultâneo entre a parte da frente e a parte de trás do pé; e antepé, quando a parte da frente é a primeira que atinge o chão.
O artigo apontou que o padrão que a população, especialmente os corredores, adotou como o ideal são as pisadas de médio e antepé, visto que dessa forma o impacto com o solo é menor.
Santiago também cita um outro estudo sobre o assunto que vai contra o artigo, que fomentou novas discussões, e que diz que “os biomecânicos e técnicos devem se atentar ao padrão natural da pessoa e não induzir a um padrão”, pois os corredores alternam entre os padrões de acordo com que é mais confortável ao longo do trajeto.
Ouça acima na íntegra a coluna Ciência e Esporte.