Artigo levanta discussões sobre padrão de pisada de corredores

Em estudo, cerca de 50% dos corredores profissionais tocam o solo primeiro com o calcanhar

 24/05/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Nesta edição da coluna Ciência e Esporte, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre o ressurgimento da discussão acerca da maneira correta para pisar durante a corrida, tema tratado pela revista Nature, que divulgou um artigo sobre o assunto.

De acordo com o professor Santiago, existem três tipos de pisada, que são: retropé, quando o solo é tocado primeiramente pelo calcanhar; médio-pé, quando há um toque simultâneo entre a parte da frente e a parte de trás do pé; e antepé, quando a parte da frente é a primeira que atinge o chão.

O artigo apontou que o padrão que a população, especialmente os corredores, adotou como o ideal são as pisadas de médio e antepé, visto que dessa forma o impacto com o solo é menor.

Santiago também cita um outro estudo sobre o assunto que vai contra o artigo, que fomentou novas discussões, e que diz que “os biomecânicos e técnicos devem se atentar ao padrão natural da pessoa e não induzir a um padrão”, pois os corredores alternam entre os padrões de acordo com que é mais confortável ao longo do trajeto.

Ouça acima na íntegra a coluna Ciência e Esporte.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.