No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista o jornalista André Luiz Machado de Lima, mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Ele fala sobre o diálogo da chanchada brasileira com a mídia (o rádio, a imprensa, a televisão e o cinema), nos anos 1950, e o encontro do rural e do urbano apresentado nos filmes.
“A chanchada mesclou o popular, o culto e os meios de comunicação de massa em suas comédias, transportando para o cinema matrizes culturais em conflito, colocando em evidência a cisão entre elite e povo no cenário urbano-industrial brasileiro dos anos 40 e 50, em que costumes urbanos se misturavam aos rurais, histórias míticas (greco-romanas) se fundiam com tipos brasileiros e o Carnaval se mesclava com paródias a gêneros de filmes norte-americanos”, explica André Lima.
Diversidade em Ciência
O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
.