A tecnologia é a solução para nossos problemas?

Luli Radfahrer questiona se o Vale do Silício deve ser o modelo de futuro perfeito que esperamos

 10/02/2017 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 12/04/2017 às 18:39

Logo da Rádio USP

Foto: Heisenberg Media/Flickr CC
Foto: Heisenberg Media/Flickr CC

As ideias de futuro que temos parecem estar cada vez mais próximas, mas as novas tecnologias seriam sinônimo de qualidade de vida? Para o professor Luli Radfahrer, em sua coluna semanal para a Rádio USP, a tecnologia não é resposta para tudo. Problemas como a quantidade de pessoas que moram na rua ou a crise dos refugiados não podem ser resolvidos pela tecnologia.

O que é possível analisar é que as pessoas estão trabalhando cada vez mais e há uma tentativa de medir essas atividades humanas. A cultura de empreendedorismo fomenta a competição entre as pessoas para trazer novidades, que nem sempre são sólidas ou sustentáveis. Radfahrer afirma que repensar esse modelo de futuro perfeito e questionar a tecnologia é o primeiro passo para isso.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.