A literatura negra e o ser negro no Brasil, segundo Oswaldo de Camargo

Oswaldo de Camargo é um dos mais renomados escritores negros da contemporaneidade

 15/06/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 16/06/2020 as 12:08
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP


No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Oswaldo de Camargo (foto), jornalista e escritor, que fala sobre literatura negra e o ser negro no Brasil. Ele também  fala de sua trajetória como um dos mais renomados escritores negros da contemporaneidade.

Em outubro de 2015, recebeu o título de Cidadão Paulistano, outorgado pela Câmara Municipal  de São Paulo. Também foi laureado, em 1988, com a Medalha Cruz e Sousa, outorgada pela Secretaria de Cultura de Santa Catarina pelos estudos e publicações feitos sobre o poeta simbolista Cruz e Sousa. Ele também é coordenador de literatura e conselheiro do Museu Afro-Brasil.

As principais obras de Oswaldo de Camargo são Raiz de um Negro Brasileiro: esboço autobiográfico; Luz e Breu: antologia poética (1958-2017)”; Um homem tenta ser anjo; Antologia dos poetas da Cacimba; O carro do êxito; A descoberta do frio; O estranho; O negro escrito, dentre outros livros.


Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.