O mistério do Covfefe e a infantilização de Trump

O mundo se alvoroçou. Que seria Covfefe? É o que a professora Marília Fiorillo se propõe a analisar em sua coluna semanal

 05/06/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

A saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris é o tema da coluna “Conflito e Diálogo” desta semana, com a professora Marília Fiorillo, que inicia seu comentário analisando o termo Covfefe, inventado pelo presidente Donald Trump. O presidente norte-americano tem mais de 31 milhões de seguidores em sua conta na rede social Twitter e ninguém pareceu entender  o que ele pretendia ao usar aquele termo.

Covfefe, diz a professora Marília, é o correlato semântico da retirada dos EUA do Acordo de Paris sobre o clima. “O mais instigante dessa fala é a infantilização do discurso, aliás, uma marca registrada do estilo Trump. Sabemos que crianças pequenas têm duas armas retóricas letais: elas nos enfrentam com um imbatível ‘não porque não’ e também mudam de ideia a todo momento. Como Donald.”

Mais adiante, a colunista pergunta: “Em vez de América first, não seria mais apropriado proclamar ‘bye- bye’ América. Será que a maior potência mundial decidiu transformar-se numa ilha, como aquela a poucos quilômetros, que um certo Fidel manteve atrasada, mas tornou famosa”?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.