Falta apuração autônoma da informação em vazamentos da Lava Jato

Crise econômica do jornalismo e falta de recursos comprometem o bom trabalho e a credibilidade da imprensa

 01/06/2017 - Publicado há 7 anos

Para o jornalista livre-docente em comunicação pela USP e colunista do Jornal da USP, Carlos Eduardo Lins da Silva, a nova dinâmica de informação imposta pelas mídias sociais e a falta de recursos financeiros das empresas jornalísticas contribuem para a crise atual da imprensa e perda de credibilidade.

Na cobertura política, ele explica que o problema está na ausência de apuração diante dos vazamentos, sem uma comprovação autônoma por parte dos jornalistas. Além disso, diante de fenômenos de “bolhas” nas mídias sociais e de pós-verdade, o jornalismo contribui para a democracia ao apresentar o conflito de pontos de vista sobre os acontecimentos e qualificando o debate público.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.