Desaparecimento do jornalismo local enfraquece a democracia

“Horizontes do Jornalismo” apresenta iniciativas para estimular o jornalismo local e conta por que ele é vital

 23/04/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 07/11/2018 as 7:57

Logo da Rádio USP

O que está acontecendo com as notícias locais? Na coluna Horizontes do Jornalismo desta semana, o professor Carlos Eduardo Lins da Silva conta como o rolo compressor dos custos versus receitas tem sido ainda mais fatal em se tratando dos veículos jornalísticos locais.

Além de esclarecer por que esse desaparecimento é extremamente prejudicial para a qualidade da democracia, o colunista comenta algumas iniciativas tomadas para que o jornalismo local sobreviva. Uma delas, nos Estados Unidos, é da ONG Report for America, que planeja dar suporte ao envio de mil repórteres para veículos do interior do país até 2022. 

Ouça a coluna clicando no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.