Laboratório de inovação da USP terá semana de música e tecnologia

Treinamento do Samsung Ocean USP vai apresentar conceitos e metodologias do “design thinking”

 25/05/2017 - Publicado há 7 anos

.
Entre os dias 29 de maio e 7 de junho, aficionados e curiosos pelos temas música, tecnologia e design poderão participar gratuitamente da primeira edição do Music Experience Week, treinamento promovido pelo Samsung Ocean USP.

A Samsung buscou um tema de interesse dos jovens para introduzir conceitos e metodologias do design thinking e da inovação. O objetivo da atividade é atrair estudantes universitários, designers e outros interessados em geral, mesmo sem conhecimentos prévios sobre os temas, para explorar oportunidades e novas experiências no contexto de dispositivos móveis.

Durante todos os dias do treinamento será utilizada a metodologia do design thinking para identificação de problemas e oportunidades, assim como desenvolvimento de ideias e protótipos de soluções. Realizadas em equipes, as atividades serão conduzidas por professores da USP e funcionários da Samsung. Ao final da programação, os resultados dos times serão apresentados a uma banca de mentores, que apontará os grupos que se destacarem.

O Music Experience Week contará ainda com palestras de empresas e profissionais da área, como Box1824 e Le Tour du Monde, e a presença do colunista de música da revista Veja, Sérgio Martins, e de representantes da Samsung. Quem quiser participar deve se inscrever pelo site ou por meio do aplicativo Samsung Ocean, disponível na Play Store. A inscrição é única para todos os dias do treinamento.

“Estamos oferecendo cada vez mais opções diferenciadas ao público do Samsung Ocean. Desta vez, conseguiremos aliar música e tecnologia para encontrar novas oportunidades no campo de dispositivos móveis”, explica Guilherme Selber, gerente de Inovação da Samsung América Latina. “A Samsung estabeleceu um ambiente para promover a educação e apoiar os desenvolvedores e empreendedores. O Music Experience Week é mais uma concretização desse compromisso da empresa.”

Localizado na Escola Politécnica (Poli) da USP, o Samsung Ocean USP é uma iniciativa direcionada para incentivar o desenvolvimento de soluções em tecnologia móvel, utilizando plataformas e ferramentas da Samsung, assim como fomentar a criação de empresas de base tecnológica (startups). Com modernas instalações, o local oferece gratuitamente capacitação técnica combinada com temas relacionados à usabilidade e ao empreendedorismo, além do contato com especialistas da empresa e do mercado durante todo o ano.

O Samsung Ocean USP fica na Av. Prof. Almeida Prado, 531, Cidade Universitária-SP, no prédio da Engenharia de Produção da Poli, próximo ao prédio do Biênio.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Samsung

Confira abaixo a agenda completa:

29 de maio – segunda-feira

14h00 – 14h30 | Introdução ao programa
14h30 – 16h00 | Palestra com agência Box1824: O futuro da música
16h00 – 17h00 | O que é inovação?

30 de maio – terça-feira

14h00 – 14h30 | Introdução ao Design Thinking
14h30 – 15h30 | Orientações gerais (Briefing Session)
15h30 – 17h00 | Compreensão

31 de maio – quarta-feira

14h00 – 15h00 | Busca de problemas e concepção
15h00 – 16h00 | Palestra com Le Tour du Monde
16h00 – 17h00 | Exercício em grupo

1 a 4 de junho – quinta a domingo

Identificação e validação de problemas (atividade extraclasse)

5 de junho – segunda-feira

14h00 – 15h00 | Ideação e validação
15h00 – 17h00 | Exercício em grupo

6 de junho – terça-feira

14h00 – 15h00 | Apresentação da etapa de ideação
15h00 – 16h00 | Validação
16h00 – 17h00 | Prototipação

7 de junho – quarta-feira

15h00 – 16h00 | Apresentações
16h00 – 17h00 | Avaliações e encerramento

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.