O mapa não é o território

O grande problema da gestão do big data é a dependência dos dados e a falta de sensibilidade para a dinâmica social

 26/05/2017 - Publicado há 5 anos  Atualizado: 29/05/2017 as 10:38

Para um gestor, ter um mapa completo de dados é importante, mas o essencial é entender a dinâmica do sistema social. Ficar muito dependente dos dados é ficar dependente do sistema. Novos recursos devem funcionar como especialistas ou conselheiros, portanto, é preciso que a intuição, a sensibilidade e a gestão dos dados estejam alinhadas. Uma cidade pode ficar dependente de uma empresa de dados. Porém, é preciso lembrar que a tecnologia pertence à empresa, mas os dados são do cliente.

Para melhorar a gestão pública é preciso aprender com o computador. O principal ponto é: como entender o que perguntar? O computador é excelente para responder, mas péssimo para fazer pergunta.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.