USP promove seminário sobre o papel da Espanha na história brasileira

O evento será promovido no próximo dia 2 de setembro e tem a parceria da Fundação Conselho Espanha-Brasil, a Embaixada da Espanha no Brasil e o Consulado Geral da Espanha em São Paulo.

26/08/2016 - Publicado há 8 anos

No próximo dia 2 de setembro (sexta-feira), a USP, a Fundação Conselho Espanha-Brasil, a Embaixada da Espanha no Brasil e o Consulado-Geral da Espanha em São Paulo promovem o seminário “O papel da Espanha na formação do Brasil como nação: território e população”.

O objetivo do evento é oferecer, por meio de conferências e mesas-redondas, uma visão detalhada da influência e da participação da Espanha na história brasileira.

Dentre os convidados para o seminário estão o embaixador Luiz Felipe de Seixas Corrêa e o professor do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, Antonio Terrasa Lozano, que falarão sobre o período da União das Coroas.

Também participarão das discussões o catedrático de História Contemporânea da Universidade de Santiago de Compostela, Ramón Villares, e a pesquisadora do Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Marília Canovas, que abordarão a imigração espanhola no Brasil.

Farão parte dos debates nas mesas-redondas o secretário-geral da USP, professor da Faculdade de Direito e diretor científico do evento, Ignácio Poveda; o presidente da Fundação Getúlio Vargas, Carlos Ivan Simonsen Leal; o médico-cirurgião do Hospital Samaritano, José Pérez Rial; o professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), padre José Carlos Brandi Aleixo; o historiador Amílcar D’Avila de Mello; e o cientista político e professor emérito da UnB, Vamireh Chacón.

O seminário será realizado das 9h30 às 19h, na Sala do Conselho Universitário, localizado no prédio da Reitoria da USP (Rua da Reitoria, 374, na Cidade Universitária, em São Paulo).

As inscrições podem ser feitas no site do evento, onde a programação completa pode ser acessada.