Sistema de avaliação da USP é discutido em reunião de dirigentes

No último dia 2 de agosto, os dirigentes da Universidade se reuniram, na Sala do Conselho Universitário, para debater aspectos relacionados à gestão administrativa e acadêmica da Instituição. Dentre outros temas, foi discutida a reformulação do sistema de avaliação da USP.

03/08/2016 - Publicado há 8 anos
994X7645
Na reunião, foi discutida, entre outros temas, a reformulação do sistema de avaliação da USP

A Comissão instituída para analisar e propor alterações estatutárias e regimentais, presidida pelo professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), Alexandre Nolasco de Carvalho, apresentou a segunda versão do conjunto de normas da nova Comissão Permanente de Avaliação (CPA).

Segundo Nolasco, esses documentos são resultado das contribuições enviadas à Comissão pelas Unidades, Institutos e Museus e das discussões promovidas junto à comunidade docente, apresentando aperfeiçoamentos em vários temas do Regimento Interno da CPA e do Estatuto do Docente, tais como composição e atribuições da CPA, sistemática de avaliação, promoção horizontal, entre outros (a íntegra dos documentos está disponível neste site).

Em linhas gerais, a nova CPA terá duas câmaras específicas – Câmara de Avaliação Institucional e de Gestão e Câmara de Atividades Docentes – e deverá dedicar-se à articulação dos processos de avaliação dos órgãos da USP e à aprovação das diretrizes e do calendário de avaliação.

A Câmara de Avaliação Institucional e de Gestão terá como atribuição a avaliação dos Departamentos e Unidades.

A Câmara de Atividades Docentes, por sua vez, abarcará os trabalhos hoje realizados pela Comissão Especial de Regimes de Trabalho (Cert) e será responsável pela avaliação individual dos professores. Essa avaliação será integrada em um panorama mais amplo, que levará em conta os projetos acadêmicos tanto da Unidade quanto do Departamento, permitindo eixos de atuação segundo as qualidades e preferências do docente: pesquisa, ensino ou extensão.

Cátedra e aplicativo

appjornal
O aplicativo está disponível nos sistemas Android e IOS

A abertura do encontro foi marcada pela saudação do ex-primeiro-ministro da Espanha, Felipe González Márquez, novo titular da Cátedra José Bonifácio, que, naquele dia, no início da noite, ministrou uma conferência na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).

Em seguida, o reitor Marco Antonio Zago informou os dirigentes sobre a designação da nova superintendente de Gestão Ambiental, Patrícia Faga Iglecias Lemos, que assume a área em substituição ao pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária, Marcelo de Andrade Roméro, que, até então, acumulava as duas funções.

Zago relembrou aos presentes sobre o ofício enviado, no final de junho, às Unidades de Ensino e Pesquisa, Institutos e Museus sobre a contratação de novos docentes e sobre o Programa de Incentivo à Integração Docente, por meio do qual é possível o intercâmbio de docentes entre as Unidades e Órgãos da Universidade. A resolução que instituiu o programa foi publicada em dezembro do ano passado.

Outro anúncio importante feito pelo reitor foi o de que, no dia 8 de março do próximo ano, a USP, por meio do Escritório USP Mulheres, organizará uma série de eventos dedicados à comemoração do Dia Internacional da Mulher.

Na reunião, também foi apresentado o APP Jornal da USP, aplicativo para celulares e tablets, desenvolvido pelas Superintendências de Comunicação Social (SCS) e de Tecnologia da Informação (STI) e disponível para os sistemas Android e IOS. O superintendente da SCS, Eugenio Bucci, destacou que o aplicativo representa uma evolução do jornal, que passou a ser veiculado totalmente on-line a partir do final do mês de abril.

(Fotos: Ernani Coimbra / Divulgação)