Colunista fala de livro com artigos sobre governança global

Dallari comenta publicação da Edusp coordenada pelo colombiano José Antonio Ocampo, que ocupou a Cátedra José Bonifácio

 08/12/2021 - Publicado há 2 anos
Por

A Editora da Universidade de São Paulo, a Edusp, acaba de lançar um livro sobre governança internacional no contexto da pandemia. A publicação é o tema da coluna desta semana do professor Pedro Dallari. “No dia 1º de dezembro, a Edusp publicou um livro com estudos recentes sobre as perspectivas da governança internacional no contexto do impacto da pandemia de covid-19. O livro foi coordenado pelo economista colombiano José Antonio Ocampo. Professor da Universidade Columbia, em Nova York, Ocampo teve intensa presença na vida pública de seu país e no cenário internacional: foi, entre outras funções, ministro da Economia da Colômbia e na ONU foi secretário-executivo da Comissão Econômica para a América Latina, a Cepal, e foi secretário-geral adjunto para assuntos econômicos e sociais”, explica Dallari.

“O livro coordenado por Ocampo reflete as atividades que ele desenvolveu na USP entre 2020 e 2021, quando esteve à frente da Cátedra José Bonifácio, programa de apoio à pesquisa que convida grandes personalidades da Ibero-América para trabalharem com alunos de pós-graduação da USP. Ocampo foi o oitavo catedrático, sucedendo figuras de destaque na vida pública internacional, como o ex-presidente do Chile Ricardo Lagos e o ex-primeiro-ministro da Espanha, Felipe Gonzalez. Ele será substituído pelo embaixador brasileiro e ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero”, esclarece o colunista.

O livro coordenado por Ocampo é fruto de um intenso conjunto de atividades realizado pelo catedrático na USP, mas de forma virtual, devido à pandemia, como explica Dallari. “O livro reúne artigos sobre o estágio atual e as perspectivas para a governança internacional com vistas para a cooperação e para o desenvolvimento global”, afirma o professor. “Ele conta com artigos do próprio Ocampo, de especialistas por ele convidados e de pesquisadores da USP – alunos de pós-graduação – que deram vazão aos resultados de suas pesquisas de mestrado e doutorado”, diz Dallari. “Em seu artigo, Ocampo denuncia a limitada cooperação internacional que caracterizou o manejo da crise de covid-19, com forte efeito na saúde pública. Mas também aponta alguns sinais positivos da cooperação internacional decorrentes inclusive do impacto da pandemia. Por exemplo, a articulação de medidas para o combate ao aquecimento climático global e também para a adoção de parâmetros uniformes para a cobrança de impostos corporativos”, relata o colunista.

“No prefácio que fez para o livro, o reitor da USP, Vahan Agopyan, ressalta quão significativa foi a contribuição gerada por Ocampo a professores e alunos da USP. E conclui afirmando que, com a publicação do livro, esse benefício gerado no âmbito da USP alcançará pesquisadores ao redor do mundo, afirmando tratar-se de contribuição relevante da Universidade para a disseminação de estudos e conhecimentos sobre os enormes desafios do nosso tempo”, conclui o colunista.

Acesse o livro coordenado por Ocampo aqui.


Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.