Inscrições abertas para candidatos a diretor e vice-diretor do MAC

Até o dia 1º de junho, estão abertas as inscrições para os docentes da Universidade que tenham interesse em se candidatar aos cargos de diretor e vice-diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC).

25/05/2016 - Publicado há 8 anos

O processo de eleição será conduzido por uma Comissão Eleitoral, formada pelos seguintes professores: Cristina Freire (MAC); Maria Cecília França Lourenço (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU); Belmira Bueno (Faculdade de Educação – FE); Beatriz Mugayar Kühl (FAU); e o secretário da Cultura do Estado de São Paulo, Marcelo Mattos Araujo.

Os candidatos interessados deverão realizar a inscrição junto à Comissão Eleitoral, através do endereço eletrônico mac.eleicoes2016@usp.br, ou em envelope fechado, endereçado à Comissão Eleitoral, entregue na Secretaria Acadêmica do Museu, localizada à Rua da Praça do Relógio, 160, na Cidade Universitária, em São Paulo.

As inscrições deverão ser acompanhadas do programa de gestão a ser implementado.

Por iniciativa da Comissão Eleitoral, foi realizada consulta à equipe do Museu, que apontou, a título de colaboração, aspectos em relação ao perfil adequado à ocupação dos cargos, dentre eles, possuir experiência administrativa e em práticas museológicas; demonstrar conhecimento sobre o MAC; e ter disposição em manter diálogo com as diversas áreas que constituem o museu, empreendendo a estruturação necessária ao seu bom funcionamento através do respeito às definições e atribuições dos profissionais de seu quadro funcional.

Os candidatos deverão, a partir do pedido de inscrição, desincompatibilizar-se de suas funções, até o encerramento do processo.

A eleição será realizada em formato de chapas, em até dois turnos de votação. Poderão se candidatar professores associados 2 e 1, pertencentes à Universidade, devendo cada uma das chapas conter ao menos um docente do Museu.

A relação das chapas inscritas será divulgada no site do Museu no dia 3 de junho.

Colégio Eleitoral

O Colégio Eleitoral para a escolha dos novos dirigentes do Museu será formado pelo conjunto de docentes do Museu; pelos demais membros do Conselho Deliberativo; pelos diretores e representantes das Congregações das Unidades afins (Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH; Escola de Comunicações e Artes – ECA; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH; FAU e FE) no Conselho Universitário; por representantes dos servidores técnicos e administrativos do Museu; e por representantes discentes de pós-graduação, escolhidos entre os estudantes regularmente matriculados nos programas do Museu.

O sistema de votação será on-line. A eleição será realizada no dia 30 de junho.

O edital completo da eleição está disponível neste link.