Rankings universitários são tema de conferência promovida por observatório internacional

Entre os dias 4 e 6 de maio, o reitor da USP, Marco Antonio Zago, participou da conferência do IREG – Observatório sobre Rankings Acadêmicos e Excelência, promovida em parceria com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e o Conselho de Reitores das Escolas Acadêmicas da Polônia. A conferência foi realizada na Universidade Nova de Lisboa.

09/05/2016 - Publicado há 8 anos
O reitor falou sobre as características dos principais rankings

Com o tema “Rankings universitários e relações acadêmicas internacionais: uma ferramenta de integração na internacionalização”, o evento contou com a presença de cerca de 160 representantes de Instituições oriundas, principalmente, de países da América Latina e da Ásia.

O Observatório é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2002 e com sede na Polônia, que reúne organizações de ranqueamento, Universidades e outras instituições interessadas em rankings universitários e excelência acadêmica.

O reitor da USP foi o orador principal da palestra “A qualidade do ensino superior; rankings, internacionalização e além” e falou sobre as características das principais classificações.

Para Zago, uma das principais falhas nessas avaliações refere-se à ausência de critérios relacionados  à terceira missão das Universidades, como a participação na formulação de políticas públicas e a transferência do conhecimento.

(Foto: Divulgação)