USP e Yale University ampliam parceria acadêmica

Com investimento do Santander Universidades, o acordo visa fomentar o intercâmbio e o engajamento de alunos e docentes para fortalecer a capacidade de pesquisa e desenvolver programas educacionais que contribuam para as missões acadêmicas das Universidades.

03/05/2016 - Publicado há 8 anos
Convenio Yale
O reitor Marco Antonio Zago (à esq.) e o dirigente de Yale, Peter Salovey, na cerimônia de assinatura do convênio

A USP e a Yale University, com o apoio do Santander Universidades, assinaram um acordo de cooperação acadêmica para expandir a parceria entre as duas Instituições.

A cerimônia foi promovida no dia 11 de abril, no campus da universidade norte-americana, e contou com a presença dos reitores das duas instituições, Marco Antonio Zago (USP) e Peter Salovey (Yale), dos diretores do Santander Universidades no Brasil, Ronaldo Rondinelli, e nos Estados Unidos, Eduardo Garrido, além de professores e pesquisadores da USP e da Yale University.

Com investimento do Santander Universidades, o acordo visa fomentar o intercâmbio e o engajamento de alunos e docentes para fortalecer a capacidade de pesquisa e desenvolver programas educacionais que contribuam para as missões acadêmicas das Universidades.

O convênio tem vigência de três anos e é resultado de um memorando de entendimento, assinado em julho do ano passado, na Reitoria da USP, que estabeleceu a regulamentação para uma variedade de atividades colaborativas entre as duas Instituições.

A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional será a responsável pelo gerenciamento da parceria. Uma comissão mista – USP e Yale – definirá as prioridades e fará a seleção de projetos que receberão financiamento para cobrir custos de viagem, acomodação e alimentação.

“Pesquisadores de Yale e da USP têm longa tradição de cooperação em muitas áreas da ciência, tecnologia e humanidades. Este acordo dá suporte administrativo e financeiro para fortalecer e expandir esta colaboração. Além disso, tenho certeza de que o número e a qualidade dos projetos e iniciativas em conjunto aumentarão em futuro próximo”, destaca o reitor Marco Antonio Zago.

Para o reitor da Yale, Peter Salovey, “a USP ocupa um lugar especial para mim – lembro-me muito afetuosamente de minha visita à Universidade em 2014. Estou muito satisfeito com a expansão da aliança de nossas Instituições, que enriquecerá a vida de nossas comunidades acadêmicas, promovendo colaboração vital em educação, pesquisa e ensaios clínicos”.

Patrimônio histórico

Nos dias 12 e 13 de abril, o reitor da USP participou do Colóquio Global de Reitores de Universidades, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Yale. O tema do encontro foi “Patrimônio e Herança Cultural”.

No evento, a professora do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Beatriz Mugayar Kühl, foi uma das debatedoras em workshops sobre diversidade do patrimônio cultural e formação de profissionais na área.

(Foto: Michael Marsland)