Conselho Universitário aprova reavaliação do processo de progressão da carreira docente

Reavaliação será realizada por grupo de trabalho. O Conselho também deliberou pela suspensão de novas etapas da progressão até que o grupo conclua o processo.

22/05/2014 - Publicado há 10 anos

Em reunião ordinária, realizada no dia 20 de maio, o Conselho Universitário aprovou a reavaliação do processo de progressão da carreira docente. A reavaliação será realizada pelo grupo de trabalho, criado em 30 de abril deste ano, com a incumbência de estudar, discutir e apresentar relatório propondo eventuais modificações para modernizar o regime de trabalho docente e os sistemas de avaliação individual na Universidade, bem como sugerir uma política geral nessa área para os próximos anos.

O grupo, presidido pelo professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Ricardo Ribeiro Terra, foi designado pela portaria GR nº 6545.

O modelo para a progressão da carreira docente foi aprovado pelo Conselho, em julho de 2011, e está em sua quarta etapa. Segundo dados da Comissão Central de Avaliação para a Progressão de Nível na Carreira Docente (CCAD), nesse período, mais de 2.500 professores foram contemplados. A reunião do dia 20 também deliberou pela suspensão de novas etapas do processo até que o grupo de trabalho conclua a reavaliação.

Nessa mesma sessão, foi aprovada a inclusão de três suplentes docentes e um suplente discente nas Comissões Permanentes do Conselho – Comissão de Orçamento e Patrimônio (COP), Comissão de Legislação e Recursos (CLR) e Comissão de Atividades Acadêmicas (CAA). A escolha dos novos membros será realizada na próxima reunião, programada para 10 de junho.

Outras deliberações do Conselho dizem respeito à eleição de um docente para compor a Comissão Acadêmica do Programa USP-Diversidade (Sonia Maria Vanzella Castellar, da Faculdade de Educação); e um professor para compor a CLR em substituição ao docente Regis Fernandes de Oliveira (José Rogério Cruz e Tucci, diretor da Faculdade de Direito). Também foi apresentado, para ciência, o relatório de atividades da Comissão de Ética, biênio 2012-2014, presidida pela professora da Faculdade de Saúde Pública, Sueli Gandolfi Dallari.

A íntegra das deliberações do Conselho Universitário estão disponíveis no site da Secretaria Geral.