Reitor participa da inauguração do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do São Paulo, Rodrigo Garcia, presidiram a reunião que marcou a instalação do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Concite), realizada no dia 13 de novembro, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo paulista.

 19/11/2013 - Publicado há 10 anos
Por

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do São Paulo, Rodrigo Garcia, presidiram a reunião que marcou a instalação do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Concite), realizada no dia 13 de novembro, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo paulista.

Criado em 1979, o Concite passou por uma reformulação para ajudar a definir as novas diretrizes da política de ciência e tecnologia do Estado. De acordo com o governador Geraldo Alckmin, “São Paulo é o Estado que mais investe em Ciência, Tecnologia e Inovação, tanto no setor privado quanto no governamental e nas universidades. A reorganização do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia confirma os avanços nessa área e é estratégica ao desenvolvimento e avanço no nosso Estado”.

O Concite foi reformulado com o objetivo de assessorar o Governo na implantação do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado

O reitor João Grandino Rodas, membro do conselho, também esteve presente na reunião. “Temos muitas instituições de pesquisa importantes no Estado de São Paulo, que poderiam conversar mais entre si e com as Universidades”, afirmou o dirigente, lembrando a necessidade de se encontrar uma forma para fazer com que as universidades trabalhem em conjunto também com a iniciativa privada.

O Concite foi reformulado com o objetivo de assessorar o Governo na implantação do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado e definir prioridades para investimento de recursos estaduais, federais e privados. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, Rodrigo Garcia, “o conselho deverá formular um plano de ação estratégico, com metas, prioridades e indicadores de desempenho, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e científico de São Paulo nos próximos 20 anos”.

O conselho também deverá propor ações voltadas à modernização das entidades de fomento e oferecer mais autonomia aos institutos de pesquisa para atualização das estruturas e transformação da propriedade intelectual do negócio. Agora, o Concite passou a ser presidido diretamente pelo governador e possui outros vinte membros, incluindo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado – que exerce a função de secretário executivo – , os reitores das três universidades paulistas, o diretor do Centro Paula Souza, o presidente da Fapesp, representantes de institutos de pesquisa do Estado, da iniciativa privada e outros membros de livre escolha do governador.

(Foto: Ernani Coimbra)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.