Campus de Bauru exibe “Símbolos Natalinos e Um Natal Sustentável”

Exposição de quadros feitos com material reciclado fica em cartaz até esta sexta-feira, dia 20

 16/12/2024 - Publicado há 3 meses     Atualizado: 18/12/2024 às 15:50
Uma sala de exposição com quadros na parede.
A exposição no campus de Bauru - Foto: Giane Quintela/Centro Cultural do Campus da USP de Bauru

Com a proximidade do Natal, o Centro Cultural do Campus da USP em Bauru exibe até esta sexta-feira, dia 20, a exposição Símbolos Natalinos e Um Natal Sustentável. A mostra é de autoria de Marcelo Gonçalves, que trabalha como servidor técnico-administrativo da USP há 29 anos, dos quais cinco anos no Centro Cultural. Esta é sua primeira exposição no Centro Cultural do campus, onde expõe nove painéis denominados Sagrada Família, Anjo, Árvore, Bola, Estrela, Guirlanda, Papai Noel, Sino e Vela. Gonçalves explica que usou o papel paraná, um tipo de papelão de alta gramatura e rigidez, muito utilizado em embalagens, encadernação e cartonagem, além de tampas de garrafas pet.

Segundo Gonçalves, os motivos que levaram à escolha do tema da mostra foram: estar alinhado com os programas desenvolvidos pela USP nos processos de educação ambiental e gestão de resíduos; mostrar possibilidades de reaproveitamento de materiais, considerados por muitos um lixo; exercitar a criatividade para desenvolver trabalhos únicos viscerais; e ter uma decoração de Natal de baixo custo e personalizada.

“A técnica utilizada nos painéis foi a do mosaico, que consiste em montar pequenas peças de pedra, vidro, cerâmica, concha ou outros materiais, neste caso, tampas de garrafas PET, para criar desenhos e padrões em uma superfície”, afirma Gonçalves. “O objetivo é preencher um plano, como uma parede ou piso, neste caso um painel de papelão rígido. O mosaico é uma arte milenar que teve seu auge na época greco-romana. Na iconografia religiosa, o mosaico alcançou seu apogeu na arte bizantina, onde representava uma característica das artes visuais do cristianismo.”

O expositor

Um homem barbudo ao lado de dois quadros.
O artista e suas obras - Foto: Giane Quintela/Centro Cultural do Campus da USP de Bauru

Marcelo Gonçalves é natural de Bauru. Formado em Direito, artisticamente sempre desenvolveu projetos com música, organização e decoração de eventos. Desde que veio para o Centro Cultural começou a desenvolver decorações de Natal com reaproveitamento de materiais (garrafas pet, pneus usados etc.). Segundo ele, o Centro Cultural despertou sua criatividade para a arte voltada para a sustentabilidade.

Como uma mensagem de Natal em 2024, Gonçalves deseja que o espírito natalino inspire a todos para cuidar do planeta e construir um futuro mais sustentável.

A exposição Símbolos Natalinos e Um Natal Sustentável, de Marcelo Gonçalves, fica em cartaz até esta sexta-feira, dia 20, no Centro Cultural do campus da USP em Bauru (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, na Cidade Universitária, em Bauru). Entrada grátis. Mais informações: (14) 3235-8394 ou no e-mail: centrocultural@usp.br. 

 Marianne Ramalho, de Bauru 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.