Expectativas de inflação e sua importância para a economia

Segundo Alex Ferreira, quando o conjunto do mercado espera uma inflação diferente daquela que foi anunciada como meta, há contaminação sobre os preços

 25/05/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 25/10/2016 as 14:12
2016102525_bcocentral_colunistaferreira
Banco Central do Brasil Foto: Visual Hunt

O professor Alex Ferreira, da FEA de Ribeirão Preto, explica, em entrevista à repórter Rose Talamone, por que as expectativas de inflação são importantes. De acordo com ele, o mercado sempre se antecipa, e o que é esperado aparece de alguma forma na economia antes de acontecer, o que se torna  mais evidente na questão dos ativos, bolsa e dólar.

Ferreira diz que a percepção do mercado sobre o grau de comprometimento do presidente do Banco Central com o centro da meta de inflação é fundamental para a inflação corrente. Quando o conjnto do mercado espera uma inflação diferente daquela que foi anunciada como meta, cujo centro é de 4,5% do IPCA, há contaminação sobre os preços correntes.

O colunista da Rádio USP aborda também a questão de como o comando do Banco Central pode impactar a inflação e as expectativas de inflação.

Logo da Rádio USP

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.