Colunista analisa perspectivas de crescimento econômico para o Brasil

Alex Luiz Ferreira aponta que a economia deve voltar a crescer em 2017

 20/07/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 25/10/2016 as 15:34
20161025_crescimento_colunistaferreirajpg
Visual Hunt

A última pesquisa Focus, do Banco Central, prevê queda de 3,25% na economia brasileira para 2016 e aumento de 1,10% para 2017. De acordo com o professor Alex Luiz Ferreira, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP de Ribeirão Preto (FEA-RP), esta previsão de crescimento, apesar de tímida, representa um grande avanço em relação aos péssimos resultados dos anos de 2015 e 2016. Ele acredita que  o aumento pouco representativo se deve à volatilidade do cenário político atual.

Ferreira explica que o resultado positivo se deve à manutenção da inflação dentro da meta e à maior credibilidade dos formadores de políticas econômicas. A expectativa agora, segundo o analista, é reduzir a taxa de juros em algum momento do segundo semestre de 2016, o que possibilitaria o crescimento e reduziria os déficits primário e nominal.

Acompanhe o comentário do professor Ferreira:

Logo da Rádio USP

logo_radiousp

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.