Taxa de suicídio entre jovens aumenta e causa preocupação

Para ajudar na solução desse problema, Paulo Saldiva defende a ampliação dos espaços de convivência nos centros urbanos

 24/04/2017 - Publicado há 7 anos

Relatos de tentativas bem ou malsucedidas de suicídios nas comunidades jovens vêm aumentando, trazendo para primeiro plano a questão de como a cidade afeta a saúde mental de seus habitantes. Muito se fala de que jogos como baleia azul estariam levando os jovens à prática do suicídio, mas, segundo o professor Paulo Saldiva, há mais do que isso em jogo. “Temos hoje uma sensação de invisibilidade urbana”, diz ele, “a cidade não favorece encontros, passou a ser mais um obstáculo para que se saia de casa e se chegue ao trabalho”. Também existe uma distância muito grande entre o que almejamos e o que podemos ter. Aliado a esses fatores, que por si só afetam a autoestima, há uma flagrante falta de perspectiva de emprego e um sentimento de perda de individualidade.

O professor entende que a vida não está fácil para os jovens, não só no Brasil como no mundo inteiro. Uma das soluções que ele apregoa é o aumento dos espaços de convivência nos centros urbanos.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.