Mercosul e Aliança do Pacífico decidem agir conjuntamente

Negociações entre Mercosul e Aliança do Pacífico prometem intensificar o intercâmbio comercial entre os países dos blocos

 18/04/2017 - Publicado há 7 anos

.
Durante reunião ministerial em Buenos Aires foi discutido, em termos políticos, como aproximar as negociações entre Mercosul e Aliança do Pacífico. São duas marcas representativas, sendo a segunda detentora de muitos acordos comerciais bem mais relevantes no cenário internacional. Para intensificar o intercâmbio comercial vão ser tomadas medidas de facilitação de comércio, de convergência de normas, eliminação de barreiras de todos os tipos, discussão de regras de origem e promoção de cadeias produtivas de valor na região.

O acordo é importante do ponto de vista brasileiro porque o México, um dos países mais fechados em relação ao Brasil, faz parte da Aliança do Pacífico. Devido à insegurança gerada pelos EUA, ao retirar a assinatura da Aliança, os países que compõem esse bloco estão começando a se voltar ao Mercosul.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.